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O que é Google Shopping?

    Google Shopping ADS a maneira mais eficaz e com mais oportunidades de vendas para seu e-commerce seja uma loja nova ou já existente, pequena ou grande.

    Posso lhe afirmar que essa ferramenta de anúncios do Google faz toda a diferença para vender seus produtos online é coisa de louco.

    Google-AdWords-Shopping

    Mas afinal o que é Google Shopping?

    Podemos dizer que essa ferramenta do Google é um comparador de preços, criado para lhe apresentar ofertas nas buscas dos navegadores.

    Essa oferta é apresentada com uma foto e seu preço já bem em frente quando se pesquisa por algo na internet, posicionando acima onde todos olham mais.

    Veremos mais a frente como funciona o Google Shopping e também ensinaremos passo a passo como anunciar no Google Shopping, boa leitura!

    O grande diferencial dessa plataforma em comparação com outros tipos de anúncios é que esse tipo de anúncio é pouco explorado.

    Essa plataforma representa apenas 20% das pesquisas, sendo assim há muitas oportunidades a serem exploradas.

    Você provavelmente já viu o Google Shopping Ads eles aparecem frequentemente, quando você procura por algum produto no Google.

    Guia Completo Google Shopping ADS

    • Estes anúncios são particularmente eficazes, pois mostram uma imagem de produto de alta qualidade, bem como o preço do produto em questão.
    • Além disso, porque esses anúncios tendem a aparecer no topo das listas de pesquisa, seus produtos vai aparecer onde os pesquisadores vão olhar mais.
    • Mesmo que esteja procurando aumentar as vendas da sua loja off-line, o Google Shopping Ads pode ajuda e muito.

    Google-Ads

    O grande mito que percebemos para utilizar essa ferramenta, é que os usuários ficam com muitas dúvidas na hora de gerar um arquivo para ser enviado ao Merchant Center.

    Esse arquivo serve para mostrar as características dos produtos como preço imagem, descrição, frete entre outras informações que veremos mais a frente.

    Um outro ponto que se deve saber antes mesmo de anunciar nessa plataforma, é sobre as politicas do Google que devemos seguir para que possamos disponibilizar a venda de nossos produtos.

    Essas politicas devem ser seguidas a risca, pois cada tipo de produto tem algumas peculiaridades para que possa aparecer nos anúncios do Shopping ads.

    Quais os benefícios de utiliza-lo?

    Um dos principais benefícios que sempre cito, é o fato dessa ferramenta ainda estar sendo pouco explorada pelos anunciantes.

    Essa ferramenta guarda dentro dela um baú de oportunidades para seu negócio que você nem imagina.

    Um outro benefício mais que valioso é no caso do valor do clique, que é muito menor que os anúncios comuns de textos do adwords.

    Nossas experiências que já passamos por muitas campanhas do shopping, mostra que o valor do CPC custo por clique, chega a ser 50% a 60% mais barato. fazendo assim seu investimento ser muito menor com anúncios.

    O mais bacana que você lojista terá para seu negócio online, é que o poder de conversão que o Google Shopping pode trazer para suas vendas é muito maior que os anúncios convencionais, veja neste artigo como configurar comércio eletrônico do analytics em sua loja virtual.

    Como-Configurar-Comercio-Eletronico-Analytics

    Isso se faz porque que o tempo de compra seja muito menor que os anúncios convencionais, já que na pesquisa o internauta já se depara com imagem do produto, o preço, o nome da loja.

    Bastando apenas que clique na imagem o internauta terá todas as informações para tomada de decisão da compra, fazendo assim o encurtamento da venda.

    Isso ocorre porque ao Google mostrar um anúncio além da relevância da pesquisa que internauta faz, ele também compara os preços entre os anunciantes.

    Fazendo assim mostrar o menor preço e também alinhado com relevância da pesquisa que internauta vem procurar.

    Outro benefício muito grande é que anunciar no Google Shopping pode ser para qualquer tamanho de empresa, você terá as mesmas chances de vendas do que os grandes varejos online.

    O que devemos ter em mente aqui é anunciar da forma correta seguindo religiosamente as politicas e isso veremos adiante.

    Como Google Shopping Ads Funciona?

    Antes de fazer qualquer coisa, você precisará criar uma conta do Google Merchant isso se você não tiver uma, para criar você pode utilizar um email do gmail.

    Ter uma conta do Google Merchant, se faz necessário e obrigatório para poder fornecer ao Google o feed com informações relacionadas aos seus produtos.

    O processo de criação de conta no Google Merchant é muito simples, você precisará primeiramente reivindicar o URL do seu website.

    Para começar a promover os seus produtos on-line, envie o seu URL para verificação Google informando que você é o proprietário daquele domínio.

    Normalmente esse processo é de enviar um arquivo para seu servidor ou inserindo uma tag em seu site para informar que para Google Merchant, que você é o proprietário do domínio.

    Para isso ao se cadastra no Merchant Center aparecerá a tela como a imagem abaixo:

    reivindicar site

    Como podemos ver na imagem acima, basta fazermos o download do arquivo circulado em vermelho e enviarmos o mesmo para nosso servidor na pasta raiz do site via ftp.

    O processo é muito simples e rápido após isso clicar em verificar e reivindicar, pronto seu site já esta reivindicado e cadastrado Google Merchant Center.

    Porém não é só isso após esse procedimento agora precisamos enviar nosso feed de dados contento todas informações de  nossos produtos ao Merchant Center.

    Precisamos também para que nossa campanha tenha mas efetividade, configuramos o frete, taxas e impostos e informações da empresa.

    Obrigatoriamente precisamos vincular a conta Adwords, informar endereço e todas informações pertinentes a seu e-commerce, além de informações e contato.

    Informações comerciais merchant

    Após finalizarmos o cadastro das informações comerciais como mostrado na imagem acima, ai sim devemos agora preparar nosso feed de dados.

    informacoes-comerciais-merchant-center

    Preparando o feed de dados do Shopping ADS?

    Para que possamos criar nossa campanha Google Shopping ADS, devemos submeter ao shopping o feed de dados.

    Por definição devemos seguir as politicas do Google para anunciar e alguns atributos são bem que obrigatórios para todos produtos.

    O ideal é acessar a página com as especificação dos dados do produto do Google Shopping

    Para isso descreverei abaixo a criação de um feed com as tag básicas que deverão constar no arquivo .xml ou na planilha Google Shopping que você pode baixar ao se logar no Painel do Google Merchant Center, lembrando que existem outros meios de enviar feed via api entre outros, mais o mais comuns são os que eu citei.

    Explicarei o que é cada campo na planilha e como preenche-la de forma correta.

    Os campos obrigatórios do feed de dados

    Título: escolha um título para o produto que possa ser identificado por quem fez a pesquisa, sempre utilize da palavra chave no título, pense como cliente buscaria esse produto.

    Descrição: Utilize sua palavra-chave (ou título) apenas uma vez ao longo da descrição para não ser penalizado pelo Google, seja objetivo.

    Categorias de produto: o Google possui inúmeras categorias de produtos, o ideal é você colocar a categoria que mais se enquadra seu produto.

    Para isso baixe a tabela de taxonomia e usar o comando Control + F para encontrar a categoria mais adequada do seu produto.

    Tipificação de produto: se você não conseguiu encontrar as categorias, uma opção viável é usar os caminhos do seu site (breadcrumbs), separados pelo sinal de maior “>” para dar ao Google uma noção do que se trata.

    Exemplo tipo de categoria feed de dados

    Celular > Acessórios > Peças > Carregador

    Dessa forma, o Google entende que o seu produto se enquadra em outro tipo de categoria e o classifica, seja objetivo.

    Imagem: um dos requisitos mais importantes para atrair cliques para os seus anúncios do Google Shopping.

    Utilize de imagens de preferência o mais definida possível que não contenham texto, marca d’água ou logotipo da loja, a imagem tem que ser linda, pois ela que faz vender o produto.

    Preço: Lembrando que Google Shopping é um comparador de preços, então mais um fator importantíssimo para dispor seus anúncios na primeira página.

    Marca: Quando se comercializa produtos multimarcas, especificar o fabricante também ajuda a otimizar o anúncio e a atrair visitantes mais qualificados para a sua loja virtual.

    Categorias de vestuário: Feeds de produtos de moda são mais específicos e requerem mais informações. O Google tem uma guia a respeito na página do Merchant Center.

    Atributos mais que obrigatórios no feed de dados

    MPN e GTIN: são dois atributos que devem ser enviados junto com o seu feed de produtos. Embora apenas 1 deles são obrigatórios quando se trata de produtos duráveis.

    Diretamente não sejam obrigatórios, mas são responsáveis diretos pelo bom ranqueamento dos seus anúncios no Google Shopping ADS.

    O MPN é o número da peça do fabricante e o GTIN é o número global de item comercial.

    Exemplo, no Brasil é ISBN, no Japão é JAN, na Europa EAN.

    Pulo do gato, sabe aquela dica de ouro essa é aquela que dica que lhe ajuda a se posicionar melhor no Google Shopping e vender muito mais atente-se.

    Impostos: Os impostos já devem estar incluídos no preço final do seu produto para que sejam anunciados no Google Shopping.

    Se você não tem ideia precisa da participação dos impostos no preço, faça uma estimativa.

    Frete: Você pode especificar os seus custos de envio no Google Shopping usando atributos do produto, configurações do Merchant Center ou a combinação dessas duas técnicas.

    Demais informações: Você pode adicionar mais informações ao seu produto, como “pré-venda”, “em estoque” ou “indisponível”, embora seja útil apenas para a pré-venda.

    Rótulos personalizados: o uso dos rótulos é facultativo e não é um critério de ranqueamento.

    Porém é recomendada para utilizar no agrupamento dos produtos do seu e-commerce e verificar a performance no AdWords em subcategorias em suas campanhas.

    Enviando feed de dados

    Após feed criado agora é hora de envia-lo para shopping, porém antes de envia-lo você também tem uma opção de testa-lo, para ver se possui algum erro, ou alguma tag ausente.

    Enviando feed de dados

    Após o envio do feed basta esperar a ativação dos produtos pela equipe do Google, normalmente isso leva até 48 horas, caso ocorra algo aparecerá no painel do merchant as correções.

    Porém seguindo nosso passo a passo dificilmente você será penalizado ou terá a conta suspensa no Merchant, na dúvida sempre leia as politicas de ads shopping.

    Como criar campanha no shopping?

    Por fim agora o que precisamos é somente vincular a conta do Google Merchant Center com Adwords, para que disponibilize o feed para fazer a campanha da lista de produtos, isso é muito simples.

    Como podemos ver na imagem no canto superior direito existe circulado existe um link com vinculação entre contas, e abaixo o link de vincular e desvincular conta, caso não esteja vinculado clique no link vincular.

    vincular

    É isso conta vinculada agora é só criar sua campanha da lista de produtos no Google Adwords é simples e não leva 5 minutos.

    Atenção na criação da campanha do adwords

    Vale lembrar que que quando se criar pela primeira vez a campanha no Adwords o ideal é colocar todos os produtos em um mesmo grupo.

    Somente depois que vier a obter cliques que você venha otimizando e segmentando a campanha de acordo seus produtos.

    Podemos lhe afirmar que o Google Shopping é uma poderosa ferramenta de vendas, que se utilizada da forma correta o sucesso é garantido.

    Hoje pessoal mostramos a vocês como poderá se engajar com seus e-consumidores através do Google Shopping.

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    Mas caso ainda você não queira fazer você mesmo, fale comigo e terei o maior prazer em ajuda-los.

    Charles Abrahão

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    Olá pessoal;

    Contudo esqueci de mencionar que se você precisar de ajuda para implementar as dicas acima ou se desejar simplesmente fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar comigo.

    Além disso eu terei maior interesse pessoal em ajudar você e seu negócio sejam um sucesso.

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    Designer Responsivo é aquele que consegue se adaptar a diferentes tipo de dispositivos e telas. Podemos falar que uma loja virtual com designer responsivo é forma mais eficiente para apresentar seu conteúdo de acordo com o dispositivo do usuário para que você converta mais vendas.

    E uma dica extra a plataforma de e commerce das Lojas Virtuais Online é agora uma Loja Integrada Instagram que pode gerar mais vendas para seu negócio aproveite.

    Sucesso e Boas Vendas, deixe seus comentários.


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